Blog

Abriremos normalmente nessa terça, jejum de 10 de Tevet

Abriremos normalmente nessa terça, jejum de 10 de Tevet

Início do jejum: 4:59h
Término do jejum: 20:23h

Sobre o jejum de 10 de Tevet

A destruição do Primeiro Beit Hamikdash (Tempo Sagrado judaico), ocorrida no ano judaico de 3338 (423 A.E.C) foi um processo demorado e complicado. Em lembrança aos períodos difíceis pelos quais o povo judeu passou, costuma-se fazer alguns jejuns durante o ano. O primeiro deles é realizado no dia 10 do mês de Tevet, quando, 34 meses antes da destruição do templo, Jerusalém foi cercada pelos exércitos de Nabucodonosor, imperador da Babilonia. Iniciou-se, então, um árduo período para o povo judeu. O sítio desencadeou uma crise econômica na cidade, faltavam suprimentos, o que acabou resultando em fome e, inevitavelmente, em uma guerra civil. 10 de Tevet, então, foi a data que marcou o início da destruição do primeiro Beit Hamikdash e por isso é considerado um dia de luto e arrependimento, representados pelo jejum.

Dizem nossos sábios que no dia 10 de Tevet D’us decreta se construirá o terceiro Beit Hamikdash nesse ano ou não. O motivo pelo qual o primeiro templo foi destruído foi o ódio gratuito que cada um sentia para com o outro. Sendo assim, hoje em dia nossa missão é consertar isso, ao respeitar cada pessoa da melhor maneira possível.

Costumes e leis de 10 de Tevet

  • Jejua-se (de alimentos e bebidas) do amanhecer até o anoitecer.
  • Mesmo para aqueles que não jejuam, até mesmo crianças, costuma-se evitar comer doces e guloseimas em função da triste ocasião.
  • Suplicas e rezas de perdão são acrescentadas na reza de shcahrit (da manhã), assim como a leitura da Torá especial de jejum.

Extraído do site blogdodvartora.blogspot.com

Postar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *